SEJA BEM VINDO. QUANDO FOR ...VOLTE.

Para conquistar boas coisas, precisamos sonhar e agir. Conhecimento é a única virtude, e ignorância o único vício.

A SOMBRA SAGRADA

Certa vez havia um sábio tão bondoso que os anjos pediram a Deus que
o agraciasse com o dom dos milagres.
Os anjos desceram então a terra para perguntar ao sábio se ele queria uma bênção dessas: “Você gostaria que o toque de suas mãos curasse os enfermos?” “Não”, respondeu o sábio, “prefiro que Deus faça isso”. Mas os anjos insistiram: “Então você gostaria de converter os outros, trazendo para o caminho da verdade as almas errantes?”, “Não”, reafirmou o sábio, “eu apenas sirvo, não converto”. “Mas o que é que você deseja então?”, perguntaram-lhe os anjos. O refletiu por um momento e respondeu: “Eu gostaria de sempre poder fazer o bem, sem, no entanto jamais saber disso”.
Os anjos ficaram então muito perplexos. Finalmente, decidiram pôr em prática o seguinte plano: cada vez que a sombra do sábio se projetasse atrás de si, ou ao seu lado, onde ele não pudesse vê-la, ela teria o poder de curar as enfermidades aliviar as dores e confortar as tristezas. E assim, sempre que o sábio se punha a caminhar, sua sombra tornava verdejantes os caminhos empoeirados, causava o desabrochar de plantas murchas, fazia água cristalina jorrar de córregos ressecados, corava a pele de crianças pálidas e distribuía alegria às pessoas infelizes.
O sábio, por sua vez, simplesmente ia seguindo sua vida, espalhando bondade do mesmo modo que a estrela emite luz e a flor exala perfume, sem jamais se dar conta disso. E as pessoas que encontravam, respeitando sua humildade, seguiam-no silenciosamente, nunca lhe falando sobre seus milagres. Com isso, pouco a pouco elas acabaram se esquecendo de seu nome, chamando-o apenas de A Sombra Sagrada.
Conclusão:

Com o mesmo sentimento com que Sua Santidade o Dalai Lama termina seus ensinamentos dedicamos o mérito de escrever e ler esta coluna ao bem-estar de todos os seres, por mais numerosos que eles possam ser na vastidão do espaço. Que todos possam trilhar seus caminhos em paz, até alcançar a iluminação.


Susan Andrews

É psicóloga e monja. Autora do livro Stress a Seu Favor, ela coordena a ecovila Parque Ecológico Visão Futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário